A Asus já é uma empresa muito conhecia e renomada no mundo da tecnologia, principalmente na área de computadores, mas finalmente aqui no Brasil ela resolveu expandir seu mercado, e então trouxe seu primeiro smartphone para o mercado Brasileiro, confira agora nossa analise do aparelho!
Engenharia de construção
A ASUS raramente é conhecida por seu acabamento ruim, aqui se repete, o aparelho em momento algum demonstrou ser frágil e temos até um detalhe muito atrativo do aparelho que fica na parte inferior, seu material é todo em plástico super resistente e com o diferencial na sua parte frontal inferior que é em alumínio e texturizado, algo semelhante ao G3, isso traz um tom de elegância e moderno para o aparelho, dando um destaque maior para o aparelho.
Hardware e bateria
Aqui já temos o primeiro diferencial do resto do mercado, um processador Intel, claro que a ASUS mais uma vez manteve o amor com ela, pois para placas de computador ela possui mais modelos para os processador Intel e deixando a AMD meio de lado, aqui ela trouxe o processador Intel Atom, que seria a nova geração do primeiro chip, que é o encontrado no Rarz I por exemplo, aqui o processador possui 1,6 Ghz. Definitivamente não podemos deixar de falar, em alguns momentos sentimos que o processador Intel se torna um pouco superior aos da Qualcomm, ele apresenta uma fluidez e um gerenciamento incrível.
Desempenho em jogos
Não deixe os “meros” 1.6 Ghz ou o 1 GB de memória RAM te desanimar, pois estamos falando da ASUS em testes com o Zenfone 5 o mesmo se mostrou incrivelmente fluido, tanto que o mesmo rodou Asphalt 8 em sua melhor qualidade sem nenhum problema, é incrível a forma que a Intel consegue desenvolver seus processadores, o jogo rodou tão bem que pode ser comparado com os tops de linha de 2 gerações atrás como por exemplo o Sony Xperia ZQ. o jogo não teve nenhuma queda de fps e muito menos alguns travamentos.
No começo quando a Intel apresentou seu primeiro processador muitos aplicativos e jogos não funcionavam de forma correta, porém agora com o passar do tempo parece que não existe mais este problema, jogos com texturas tão boas quanto qualquer outro aparelho.
Software
Software, um tema muito delicado para se falar, mas vamos lá. A ASUS como qualquer outra fabricante possui um visual proprio do sistema já popularizado Android, que atualmente no aparelho está com o Android 4.3 e terá atualização para o Android L, a ASUS preferiu criar suas propria interface, tudo começa quando você já esta na tela de bloqueio, nela você terá atalhos rápidos para a camera, telefone e mensagem, assim como uma linha do tempo de seus compromissos, o modo de desbloqueio é um fade muito bonito.
Como podem ter notado acima, o visual dele é muito bacana e em momento algum apresentou travamentos ou lags, pelo contrario, mostrou-se muito eficaz e fluido, o sistema em si ocupa apenas 500mb de sua memoria RAM, algo muito pouco em comparado aos outros aparelhos concorrentes. Além de sua customização a ASUS trouxe alguns aplicativos feitos por ela mesmo, todos eles estão na Play store com restrição (claro), os aplicativos inclusos são: Super note, bloco de notas rápido, ASUS Link entre outros aplicativos exclusivos da marca.
Tela
A tela do aparelho possui 5 polegadas em uma resolução de 1280 x 720p o que significa que ele possui uma tela em HD, além disso, o software traz alguns recursos a mais, como por exemplo a tonalidade das cores, algo muito semelhante ao visto no X-reality Display da linha Sony, porém isso se aplica ao sistema como um todo e não só em aplicativos específicos, e o controle de RGB, isso te da a opção de ter um controle total do seu display, e se utilizado de forma certa lhe dará um ganho incrível.
Acima você pode ver entre um comparativo que são entre o Moto G (1º geração) e o Zenfone 5, nota-se que mesmo o Moto G apresentando um brilho maior o Zenfone apresentou uma fidelidade com a realidade superior ao Moto G por exemplo.
Câmera
Na câmera temos vários pontos, seu sensor possui apenas 8 megapixels porém assim como no caso do Iphone, aqui também não podemos deixar nos influenciar por números, acima você confere algumas fotos tiradas com ele (qualidade reduzida em 20%), como pode ver, ele possui também o modo HDR, nota-se que realmente existe um ganho de brilho da imagem, outra novidade é que ele promete fotos noturnas em 400% vezes mais claro, e como você pode ver acima, realmente, o ganho é estrondoso.
O preço do Zenfone 5 está saindo por preço inicial de 600 reais, seu preço é bom, hardware incrível e mais uma vez a Intel mostrando que pode sim ter um melhor desempenho entre hardware e software. A personalização do sistema é incrivelmente bonita e fluida, sua câmera possui vários recursos. Podemos dizer sim que este aparelho está muito bem servido e está ao nível, se não superior ao seu principal concorrente que é o Moto G
Discussão sobre esse post