Danny Belanger, lead designer de Watch Dogs, falou recentemente sobre como eles querem que os jogadores se sintam com as decisões que façam, o tipo de abordagem que escolham, e quer que fiquem com um certo medo da IA baseada nas suas ações.
O jogador poderá escolher uma abordagem do tipo matar tudo o que mexe, no entanto a Ubisoft parece querer usar uma certa dose de medo nos jogadores, criando a sensação que não podem disparar contra tudo ao longo do jogo.
“O principal para nós é ter uma forma simples de conetar e interagir com o mundo. Mas ao fazermos isso, tem de ser algo útil e não se parecer como um botão de vitória. É uma janela de oportunidades,” disse Belanger em entrevista com o Gamespot.
“Podes vencer um tipo de uma determinada forma, mas a outra IA pode tornar-se agressiva e começar a procurar, e isso coloca-te ainda em mais perigo. E depois vais encadear os outros hacks para distraí-los. No fim de contas tudo não passa de uma relação de risco-recompensa e dar às pessoas janelas.”
“Se o jogador não respeitar a nossa inteligência artificial ele não vai tomar o seu tempo a usar a furtividade ou o hacking. Talvez ele tenha jogado a muitos shooters e diga a si próprio:’vou disparar contra tudo e todos’. E se ele se sair sempre bem, porque é que irá mudar a sua forma de jogar? Porque é que deverá tentar piratear? Queremos que ele tenha um certo medo da IA.”
A promessa de uma IA ativa e reativa como a Ubisoft faz crer, parece ter uma grande variedade de possibilidades. No entanto resta saber qual será o impacto da mesma durante o jogo. Será que irá inibir os jogadores de fazerem certas coisas à medida que vão progredindo no jogo? Será suficientemente desafiante sem se tornar frustrante?
Texto retirado e adaptado para PT-BR do site: Eurogamer
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