Você que possui um Xperia ZQ e que está cansado da interface rotineira da Sony e quer algo além de um simples launcher, fique ligado nesse post.
Uma ROM que conta com o Android 4.4.2 e traz consigo fluidez, beleza e alguns extras.
Interface
Launcher
Indo para o lado do Android puro, logo de cara você tem duas opções para escolher o launcher padrão, ou o que vem junto com a ROM e a outra é o google Now Launcher, ambos tem a GEL ativa e funcional, cabe a você escolher qual utilizar. De imediato o que você nota é a tela limpa, um wallpaper bonito, velocidade, o launcher se mostra muito eficiente e rápido.
Tela de bloqueio
Outro fator desta ROM responsável pela sua beleza exuberante, que tem recurso de notificações integrado, atalhos para câmera, google now e ainda pode exibir o status de bateria, assim como um recurso que pode ser ativado, que permite você ligar a “lanterna” mantendo pressionado o cadeado. Já na parte visual, você terá duas opções, deixar um papel de parede qualquer e a outra é a possibilidade de deixar transparente e adicionar o efeito blur.
Active Display
Um dos recursos que mais atraiu o nosso avaliador da equipe IB. Rápida, direta e pratica, essa tela imita e muito bem a tela de notificações do Moto X, com ela você tem a opção de ver as notificações de modo rápido e pratico. Nela, você pode fazer configurações avançadas tais como os tipos de notificações a exibir e de quais apps, um modo que ao exposto a luz do sol ele fica branco para facilitar leitura e um modo chamado “pocket mode” (ou “modo bolso”).
Barra de notificações
Não há muita alteração comparada ao Android puro visto nos Nexus, mas comparado a interface da Sony, notamos algumas coisas como um atalho a mais para os botões e a simplicidade do resto do corpo em si. Você tem a possibilidade de customizar a cor, se ele terá alguma transparência, quais botões exibir, controle de brilho, duplo toque para “dormir”, entre outras funções.
Blackout
Um recurso que deixa todos os menus completamente pretos, sem nenhum gradiente, isso de certa forma acaba dando uma melhoria de bateria a mais para o smart, algo muito semelhante ao que a Samsung implementou no novo galaxy s5 “Ultra Power Saving”.
Recursos/ Opções
Não sendo apenas o Android puro, essa ROM traz algumas funções extras como, tamanho dos botões de navegação, tela de bloqueio, possibilidade de fazer overclock, modificar a status bar, utilizar e customizar a “active display”, mudar os botões presentes nas notificações, ativar controladores PIE, tela cheia para jogos, possibilidades de gravar videos da tela em HD pressionando o botão ligar + volume mais, entre outros recursos.
PIE control e Uso de memória RAM
PIE control é um recurso para se utilizar quando estiver em modo tela cheia ou quando quer ter uma navegação diferente da comum sendo assim você poderá desfrutar de sua tela inteira somente para o conteúdo. Sobre a utilização da memória RAM, vale lembrar que sim, o Android KitKat está mais otimizado, porém quando ao ouvir musicas é possível detectar alguns engasgos, lógico que isso ocorre pela ROM em si e não pela versão do sistema, mas que é um ponto a ser destacado. Normalmente o uso de memória RAM fica com 1 GB livre e com destaque ao seu multitarefas que pode manter em segundo plano até 7 aplicativos.
Bateria
Já em questão de duração de bateria, não podemos dizer grandes coisas, ela aguentou com “sufoco” um filme em 720p que teve duração de 2 horas e 55 minutos com brilho no máximo. Porém percebemos também que se você tiver um fone bluetooth, acredite sua bateria irá desaparecer no máximo em 2 horas, em teste bastou 30 minutos de musicas através do bluetooth e se foi 23% da bateria.
Antes de tudo vale lembrar que está ROM está disponivel somente para dispositivos com bootloader desbloqueado, e que ainda está em sua versão beta.
O que achou da matéria? Gostaria de ver mais testes de custom ROM?
Discussão sobre esse post