Menos de um ano após a sua criação, Cyanogen está em uma trajetória ascendente claro. A partida foi mesmo chamou a atenção de vários gigantes da tecnologia, de acordo com um novo relatório.
Kirt McMaster (à esquerda), Steve Kondik e Koushik Dutta
A Informação de Amir Efrati relata que a Cyanogen (uma “empresa de software Android obscuro”, como ele a chama) está sendo cortejado por vários dos maiores nomes da indústria de tecnologia, incluindo Microsoft, Yahoo, Samsung e Amazon. Essas empresas já estariam olhando para a startup fundada por Steve Kondik e Kirt McMaster de parcerias ou aquisições potenciais.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella recentemente teve um “sit-down”, o relatório cita uma pessoa próxima ao assunto ao jornal.
Infelizmente, a história completa não está acessível a todos nós então precisamos aguardar o desfecho dessa notícia.
Por que Microsoft, Yahoo, Samsung e Amazon mostram interesse em Cyanogen? Como A informação coloca, estas são todas as empresas interessadas em desenvolver apps Android ou alternativas para Android, e tem interesse em fazer isto fora do controle do Google.
Isso ressoa similar a uma recente declaração do CEO da Cyanogen, Kirt McMaster , que falou sobre o controle do Google sobre o seu sistema operacional:
“Todo mundo quer um Android aberto”, disse McMaster. “Eles querem ficar fora da tirania do Google, se você quiser.”
Por que a Cyanogen é interessante para essas empresas?
Amazon está desenvolvendo seu próprio “S.O.” em cima do Android, mas não é óbvio como isso poderia beneficiar a equipe do Cyanogen e o projeto CyanogenMod.
Yahoo, sob Marissa Mayer, não fez segredo de suas ambições móveis – a empresa comprou o lançador Aviate e uma série de outros aplicativos do Android, e em parceria com Cyanogen poderia, talvez, permitir-lo para promover seus serviços de web e aplicativos.
Samsung tem procurado por muito tempo um plano B quando se trata de sistemas operacionais móveis, e Tizen OS, até agora, não conseguiu estar a todo o vapor .
O mais intrigante do lote é provavelmente Microsoft – Windows Phone está presente entre 2% e 4% do mercado , apesar dos enormes esforços da Microsoft ao longo dos últimos anos. Sob Nadella, a filosofia da empresa parece estar mudando para liberar aplicativos e produtos em todas as plataformas . Além disso, a Microsoft poderia ser a única concorrente capaz de oferecer uma alternativa viável para aplicativos proprietários do Google, como Gmail, Drive, Maps, e Play Store. Não é difícil imaginar um mundo bizarro, onde telefones utilizando CyanogenMod com um conjunto completo de aplicativos da Microsoft seja algo comum. É claro que isso é apenas especulação com base em laudo incompleto de uma única fonte.
Em notícia relacionada, potencialmente, esta semana nós também aprendemos que a Cyanogen tem uma parceria com uma startup chamada Nextbit , cuja meta é desenvolver “tecnologia inovadora que permita uma maior integração entre a nuvem e dispositivos móveis.” Os primeiros frutos desta colaboração deve ser revelado no final deste ano, de acordo com o CTO da Nextbit. O que torna este mistério interessante é que ela é fundada e composta por ex-membros do núcleo da equipe do Android, bem como pessoas da Apple e outros grandes membros. O ex-chefe de design da HTC juntou-se a Nextbit como VP apenas esta semana.
Fonte(s): Android Authority
Discussão sobre esse post