Muitos duvidavam do crescimento do Android, outros entusiastas do robô diziam que era só questão de tempo. Para quem não sabe, o Android já vencia em número de dispositivos ativos, isto é, aparelhos registrados com uma conta Google e em funcionamento. Porém o SO nunca tinha ultrapassado o sistema da Apple em quantidade de aparelhos usados frequentemente, porém, ao que parece essa realidade mudou.
Segundo a Net Applications, o sistema do robô deu um salto enorme no uso de seus dispositivos conectados à rede, agora o Android detém 44.6% desse mercado, enquanto o sistema da Apple fica em 2º lugar com 44.19%, a diferença pode parecer mínima aos nossos olhos, mas se pensarmos que tudo isso envolve bilhões de smartphones, o número se torna imenso. O gráfico abaixo também cedido pela Net Applications, mostra a situação dos sistemas em períodos do ano passado numa comparação com 2014:
Acredita-se que esse crescimento se deve a enorme gama de dispositivos que o Android controla, só nos smartphones temos dezenas de marcas lançando centenas de smartphones por ano, isso porque não contamos os dispositivos vestíveis e os tablet-PCs. Porém, vale lembrar que a Apple lançará o iPhone 6 em setembro, o que pode alavancar as vendas da Apple e devolver o ouro para a empresa.
Já no terceiro lugar, a disputa é menos acirrada. O Windows Phone por exemplo ainda se encontra abaixo do Symbian, da Nokia, ambos com 2.49% e 2.52% do mercado respectivamente. Outros sistemas como o Java, que equipa os chamados dumbphones ou featurephones, detém 4.19% do mercado e surpreendem por estarem acima até mesmo do antigo BlackBerry OS, que conta com míseros 1.94% do market-share.
Fonte(s): Net Application
Discussão sobre esse post