Review/Análise – Sony Xperia Z2

No Comment Yet

A Sony Mobile anunciou oficialmente o Xperia Z2 durante a MWC (Mobile World Congress 2014), o mais poderoso smartphone da marca chegou trazendo diversas novas tecnologias exclusivas da marca, como a Live Colours Led que traz cores mais fiéis a realidade, um novo sistema de cancelamento de ruído, e a filmagem em 4K ficam em destaque, as configurações do aparelho você confere abaixo:

Xperia-Z2Compre agora o Xperia Z2 na loja oficial da Sony

Interface customizada do Android Kitkat da Sony

O Xperia Z2 mantém a linha de design da interface da Sony desde o primeiro Z, porém dessa vez ela trouxe uma versão refinada com recursos inteligentes, basta um duplo clique para ligar o display, a tela também se manterá ligada enquanto o você estiver visualizando algo.

A Sony sempre pensa em algo simples para seus smartphones, assim os usuários tem facilidade de se adaptar mesmo que estejam vindo de outros smartphones ou até mesmo de outro sistema, ela conseguiu unir o desempenho do Android puro com seu design exclusivo que também oferece temas altamente customizáveis direto em sua loja Sony Select.

Interface da Sony é bonita e tem navegação intuitiva

É interessante notar que mesmo com diversas concorrentes a Sony teve sua interface premiada como a melhor do mundo para jogos com o Xperia Z2, ficou entre as 5 primeiras otimizações de sistema do mercado com o Z2, e também colocou diversos outros aparelhos da linha Xperia entre os primeiros testes de desempenho.

Seus aplicativos exclusivos Walkman, Álbum, Filmes, PlayStation Mobile oferecem uma navegação totalmente intuitiva cheia de recursos fáceis e acessíveis, e também são totalmente integrados com os sistemas online da Sony como o Music Unlimited, Play Memories, e PlayStation Network, a PlayStation Now já se encontra em testes em alguns países e certamente trará a possibilidade do Xperia rodar até jogos de PlayStation 3 direto da nuvem usando a rede Gaikai comprada pela Sony a alguns anos atrás.

Em alguns momentos ela altera as cores do menu de navegação automaticamente para facilitar a visualização.

Design e engenharia de construção:

O Xperia Z2 conta com a engenharia de precisão da Sony, isso inclui acabamento em alumínio e painéis de vidro temperado com certificações de resistência a água e poeira, ao mesmo momento que sentimos algo realmente premium ao pega-lo, percebemos também que temos em mãos um aparelho resistente e luxuoso que certamente chama muita atenção.

O botão câmera, volume e power se encontram na lateral direita do aparelho junto a entrada para o cartão SD.

Quando a tela está desligada é quase impossível detectar as bordas do aparelho. O encaixe para carregamento magnético permite que as tampas fiquem sempre fechadas evitando o desgaste, porém a dock para carregamento magnético não está presente na versão nacional.


Apesar de menor e mais leve que o Z1 o Z2 tem apenas 8,2 mm, a bateria também ficou menor, porém com mais carga que de seu antecessor.

Os dois alto-falantes estéreo do Z2 oferecem som dinâmico com qualidade natural.

Traseira em vidro temperado

Display que honra o nome Sony

A a Sony ouviu os usuários e trouxe também uma tela IPS de 5.2 polegadas alinhada a suas tecnologias exclusivas Triluminos, Live Colours LED e o processador X-Reality For Mobile, esse display não tem nenhum problema com ângulo de visão.

Independente do ângulo de visão o display se manterá nítido e com cores vivas.


A reação da inteligência do display na luz natural dos ambientes nos surpreendeu, ela realmente tende a trazer nitidez independente da condição de iluminação, caso não esteja no modo automático é possível alterar manualmente o brilho, entre outras configurações no menu configurações > tela do Xperia Z2.

Foto tirada durante o evento da Sony em São Paulo mostrando a eficiência do display mesmo em condições complicadas de iluminação.


Ângulo de visão: Sony Xperia Z2 (frente) e Sony Xperia Z1 (atrás).

Tudo com desempenho máximo

Não tivemos nenhum problema em executar jogos e aplicativos no Xperia Z2, afinal ele conta com o Snapdragon 801 rodando a 2.3Ghz trabalhando com 3GB de ram e a poderosa Adreno 330.

É possível também jogar com o controle do PS3 sem fio, basta conecta-lo a primeira vez com um cabo OTG. Se você quiser aproveitar mais de seu desempenho pode conecta-lo em uma TV via MHL (Full HD) e curtir tudo em uma tela maior.

Som otimizado com recursos exclusivos

A Sony desde o anuncio do Z2 fez grandes expectativas em cima dos dois alto falantes estéreo do aparelho, e o Z2 realmente faz um bom trabalho, talvez ele não seja tão alto como o do Xperia E1, mas o mesmo oferece um som limpo, bonito e mesmo que você não tenha costume de ouvir no alto falante diretamente não se surpreenda em pegar o Xperia Z2 e aderir esse habito devido sua qualidade sonora.

O sistema da Sony vem com o consagrado Walkman instalado, e ele passa longe de ser um player comum, isso por que ele conta com diversos recursos como filtro de ruído, clear áudio, equalizador entre outros aprimoramentos que podem ser feitos diretamente no Walkman com poucos toques na tela.

Interface Walkman é recheado de recursos para quem curte um bom som.

Fora os recursos padrões ele tem alguns adicionais que vale serem mencionados ele permite você enviar o som direto para outros aparelhos, como TVs, Notebooks, Consoles PlayStation entre outros aparelhos certificados, a Sony trouxe também diversos visualizadores que acompanham o ritmo da música.

Os fones de ouvido apesar da aparência simples oferecem uma qualidade satisfatória e não fica devendo qualidade, quanto ajustado corretamente você consegue até mesmo isolar totalmente ou quase totalmente o som ao seu redor. Em alguns países a Sony enviou um fone com tecnologia de redução de ruído na caixa, mas considere que os mesmos não oferecem TV Digital e a Smartband na caixa como acontece com o nacional.


Os visualizadores tem efeitos visuais bacanas e podem ser transmitidos para TVs via HDMI, DLNA ou espelhamento de tela das Sony Bravia.

Câmera de respeito capaz de filmar em 4K

Quando se trata de câmeras a Sony é uma referência, tanto no mundo das câmeras compactas, semi profissionais e profissionais como nos smartphones, pioneira do 4K ela trouxe também esse recurso para o Z2. O hardware da câmera fica por conta de 20.7 Mega Pixels, processador dedicado de imagem BIONz, Sensores Exmor RS e lentes premiadas G.

Informações interessantes sobre a câmera do Xperia Z2:

– Lentes G abertura F2.0
– Sensor de imagem Exmor RS
– Processamento de imagem BIONZ- Detector de movimento
– Foco automático rápido
– Redução de ruído
– Tecnologia Steady Shot para estabilização de vídeos mesmo em 4K
– Filma em slow motion, e ao mesmo tempo salva uma versão normal do vídeo.
– Aplicativos podem ser atualizados e novos podem ser baixados direto pela store da câmera
– Faz streaming de vídeo direto para os amigos que desejar no facebook.

Poderosa e rápida, a câmera do Z2 é capaz de tirar 60 fotos em 2 segundos e filmar em slow motion e até a 120 fps.

Inteligente e Social, a Sony criou uma grande gama de aplicativos para sua câmera.

O modo auto + do Xperia Z2 é extremamente eficiente e em poucos segundos você é capaz de tirar belas fotos, dessa forma você não perde aqueles momentos que a vida não nos dá todo dia, aperte o botão da câmera, dispare a foto e pronto!

Algumas fotos tiradas com o Xperia Z2

Para complementar o review apresentaremos algumas fotos e filmagens feitas com ele, porém aguardem algo mais completo para os próximos dias, a câmera tem muitos recursos e estamos criando uma análise focada nesse recurso.

Vale destacar que a câmera teve uma grande evolução se comparado com o Z1, houve alguma mudança de algorítimo significativa, pois mesmos em ambientes sem iluminação o Z2 consegue capturar imagens nítidas.

Filmagem em 4K em ambiente fechado.

Filmagem com pouca iluminação em ambiente fechado.

Filmagem em movimento Full HD/60fps.
Utilizamos a tecnologia de estabilização Steady Shot, no geral ela fez um bom trabalho, você confere no vídeo abaixo o Xperia Z2 filmando em Full HD/60 quadros por segundo em modo SCN paisagem.

Deixamos o vidro do carro um pouco aberto e som ligado baixo para verificarmos o trabalho do microfone interno, lembrando que o Xperia Z2 tem um microfone externo que pode ser adquirido separadamente.

Filmagem TimeShift (câmera lenta).

Vídeo feito para demonstrar a capacidade do Xperia Z2 em filmar em slow motion, vale informar que fora o arquivo com o vídeo ou partes dele em slow motion automaticamente ele salva outra a 120 Quadros por segundos para edição.

A captura de som também mesmo a distância é muito boa, no momento do slow motion ele deixa o som lento trazendo um efeito bem bacana, é possível adicionar 1 ou mais blocos de partes do vídeo em câmera lenta.

Uma bateria que impressiona.

Ao usar o Xperia Z2 podemos perceber como a bateria trabalha, mesmo utilizando diversos recursos ao mesmo tempo ela nos forneceu resultados interessantes para um smartphone top de linha, você confere abaixo alguns resultados:

Grande gama de acessórios

Quando pegamos o Z2 não tínhamos em mente o que a Sony lançaria para o aparelho com o tempo, aproximadamente um mês depois uma gama de acessórios foi lançada, teclado, carregador sem fio, console para carro e diversos outros.

Como a lista era literalmente grande, criamos um artigo especial para o assunto, acesse o mesmo clicando aqui!

sony-xsp

A Sony surpreendeu.

As expectativas para o Xperia Z2 eram altas e ele supriu todas elas de modo eficiente, o mesmo deve chegar a qualquer momento de junho junto ao SmartBand que falaremos em breve.

Nosso review completo em vídeo estara disponivel em breve, então fique ligado nas novidades da Info Brothers para conhecer mais do Xperia Z2, a Xperia Brothers também está cobrindo esse grande lançamento e você pode acompanhar todas novidades com eles curtindo a página do facebook.

Compre agora o Xperia Z2 na loja oficial da Sony 

Relacionamos os posts interessantes para que vocês possam ver mais testes e novidades do Xperia Z2 abaixo.

Review do Xperia Tablet Z2

Testamos também o irmão maior do Xperia Z2, em nossa analise mostramos todo poder do tablet Z2 eleito pela Eisa como melhor do mercado, será que ele é isso tudo mesmo? confira!

games+tablet-z2

Créditos:

Testes do Xperia Z2 realizados por:
Leandro Miranda
Alexandre Poltronieri

Edição e revisão
Tons Clayton
Carlane Sena

Participação nas fotos
Lucas Santos
Rodrigo Fernandes

Esse foi o review do Xperia Z2, o aparelho foi cedido pela imprensa da Sony para os analise durante o evento de apresentação no mês de Maio, fiquem ligados para mais novidades!

The Review

Sony Xperia Z2

9 Score

"Smartphone á prova d'água com qualidade e performance digna de um topo de linha, rodando o Android 4.4 ele é uma das melhores opções do mercado!"

The Good

  • Design
  • Performance em jogos
  • Áudio
  • Câmera
  • Android

The Bad

  • Filmagem 4K
  • Aparelho extretamente escorregadio

Breakdown

  • Design 100%
  • Uso 80%
  • Desempenho 100%
  • Áudio 90%
  • Câmera 90%
  • Android 80%
  • Bateria 80%

Discussão sobre esse review