No início do ano tivemos a notícia que abalou muitos fãs e entusiastas de tecnologia, por motivos financeiros a Sony venderia a sua divisão de computadores pessoais, a Vaio, empresa considerada por muitos a melhor no ramo dos PCs. Pois bem, a divisão foi vendida para a Japan Industrial Partners (JIP) que é famosa por comprar negócios que vão mal e transformá-los em sucesso. No entanto, parece que não foi diferente com a divisão de PCs, a marca está de volta e retornou já com dois novos modelos.
Os modelos lançados estão previstos para chegarem ao mercado internacional no próximo mês, O Vaio Fit é um modelo de entrada enquanto o Vaio Pro é um modelo de alto desempenho, infelizmente informações de hardware não foram cedidas. Felizmente, tudo está igual aparentemente, o belo design das máquinas, assim como as guidelines dos produtos. Aqui no Brasil a Vaio continua como uma empresa Sony mas só até o fim do ano, quando as operações de venda da empresa se encerram.
Embora os aparelhos não tenham mais o logotipo da Sony em sua tampa, uma mensagem deixada no site japonês da Vaio diz que a empresa vai manter alguma relação de proximidade com a Sony. A mensagem também diz que a Vaio como empresa independente está sendo fundada hoje, com poucos fundos e apenas 240 funcionários, mas que vai continuar com o DNA que herdou da Sony. A japonesa também detém 5% da fabricante de PCs e diz que pretende ajudar os novos funcionários a estender as operações pelo globo. Infelizmente não foi dito se a nova Vaio venderá computadores fora do Japão.
Discussão sobre esse post