Os anos mudam e até mesmo eles mudam, os conectores USB são parte do cotidiano de qualquer pessoa nos dias atuais, seja no seu computador, no seu carro ou telefone, esse prático modelo de conector veio há pouco mais de uma década solucionar um problema grande: a incompatibilidade entre entradas e saídas em componentes de computador entre outras máquinas, pois bem, desde essa época o conector padrão sempre foi o mesmo, evoluindo apenas na tecnologia empregada nas saídas de energia, pois bem, isso deve mudar em breve pois um conector do tipo C (mais fino e reversível – ouvi um amém? -) está pronto para entrar em produção.
O grupo promotor do USB 3.0 apresentou o modelo do tipo C como um conceito pronto para produção e de adoção em um futuro não muito distante, ele seria mais fino e menor, como um microUSB, e reversível, algo que também lembra o conector lightning usado por iDevices. Uma das grandes inovações desse novo modelo é que um mesmo cabo poderia servir para conectar PCs e smartphones em ambas as pontas, já que o padrão MicroUSB e USB se tornariam um só.
O cabo também suportará velocidades de até 10GBps, na tecnologia SuperSpeed, do USB 3.1, e até 100W de energia, além dos conectores suportarem entre 3A e 5A, dependendo da sua finalidade. Infelizmente o novo conector não suportaria entradas ou cabos do modelo antigo, e é esse o maior problema da nova tecnologia, como o objetivo do USB é padronizar a conexão de cabos, criar uma fragmentação nesse segmento poderia ser um fracasso para a tecnologia, por isso, é de se esperar que a inovação chegue muito vagarosamente, e não tome totalmente o lugar da versão atual do USB, que é muito popular.
Fonte(s): Xperia Blog
Discussão sobre esse post