Muitos usuários de consoles pediram, ao longo dos anos, por mais extensas opções gráficas para melhor personalizar a sua experiência, mas a capacidade de selecionar a resolução nativa do jogo foi quase sempre exclusiva dos jogadores de PC.
Final Fantasy XIV: A Realm Reborn muda isso, e a beta, que abriu suas comportas hoje tem uma opção que permite alternar sempre que quiser entre 1080p e 720p direto do menu do jogo.
Essa é definitivamente uma opção útil para um MMORPG como Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, que roda com uma frame rate desbloqueada (tendo 60fps como o ápice) . Em condições normais, ele é executado de maneira extremamente fluido, mas MMORPGs podem ter situações em que mais de uma centena de personagens altamente detalhados são exibidos juntos na tela, que descamba a taxa de quadros para baixo, mesmo na maioria dos jogos de PC.
É por isso que a Square Enix nos permitiu escolher. Quer os melhores detalhes, mas um pouco menos de desempenho quando você está matando Odin (que notoriamente atrai centenas de jogadores)? Execute o jogo em Full HD. Você quer melhores taxas de frames em condições muito lotadas? Tome um hit visual e selecione 720p como resolução nativa.
Abaixo você pode ver uma série de imagens capturadas diretamente do PS4 retratando a mesma cena em 1080p e 720p, com cada par acompanhado por um GIF animado para deixar que você melhor aprecie a diferença. Obviamente, você também pode clicar em cada screenshot para ver uma versão na resolução máxima, e no GIF para iniciar a animação.
GIF
GIF
GIF
GIF
GIF
GIF
GIF
Resolução não é a única opção que lhe permite influenciar o desempenho. O jogo também permite que você alterne os efeitos das magias e habilidades, limitar e desligar você mesmo, sua party e todos os outros. Menos efeitos exibidos obviamente leva a melhores taxas de frame.
Embora a implementação de uma alternância de resolução entre 720p e 1080p pode parecer uma inovação sutil, é muito longe de ser irrelevante, uma vez que coloca mais controle sobre a performance nas mãos do jogador, e mais opções são sempre uma coisa boa.
Esperemos que o resto da indústria vai tomar conhecimento e mais títulos vão começar a apoiar este tipo de opção, e finalmente, deixar os jogadores escolherem se querem melhores visuais ou melhor taxa de quadros como os jogadores de PC já podem fazer.
Fonte: Game Vicio
Discussão sobre esse post