A convite da Qualcomm fomos conhecer o novo processador Snapdragon 805, junto a apresentação e explicação dos executivos e funcionários da empresa, tivemos a oportunidade de testar o novo processador que tem como principal atrativo a capacidade de reproduzir vídeos em 4K, som 7.1 e melhorias no desempenho comparado com sua versão anterior.
A Qualcomm é uma das gigantes do silício que começou seu negócio vendendo chips e circuitos integrados para telecomunicação móvel, de lá pra cá a empresa passou a investir também na indústria de semicondutores, porém, ao contrário da Intel ou AMD, a Qualcomm preferiu se manter no ramo mobile, e hoje é líder no segmento de smartphones e tablets.
A linha Snapdragon já é uma marca consagrada no mercado e hoje compõe o carro-chefe da Qualcomm no mundo. Em 2014 a empresa prepara uma nova estratégia de mercado, seguindo os passos da Intel, a Qualcomm passará a lançar todos os anos uma família de processadores, para várias categorias de smartphones. Os chips Snapdragon 200 e 400, compõem modelos de entrada é médios, enquanto os maiores 600 e 800 são destinados à aparelhos topo de linha.
O que os smartphones equipados com o Snapdragon 805 serão capazes de fazer?
A Qualcomm trouxe algumas novidades excelentes para seu novo processador top de linha, agora com uma uma CPU Krait 450 rodando até 2.7Ghz alinhado ao chip gráfico Adreno 420 ele promete executar qualquer jogo ou aplicativo sem engasgos em alta qualidade.
Com foco nas principais atrações ficamos por dentro do poder que equipara a nova geração de smartphones, apresentado por engenheiros da Qualcomm conhecemos alguns recursos inovadores do processador que não fica por conta apenas de performance como geralmente esperamos, o Snapdragon 805 por padrão é capaz de receber comandos de voz, e também ter outros comandos programados dentro dele, abrindo mão de aplicativos terceiros aumentando drasticamente a duração da bateria já que não será necessários aplicativos consumindo o smartphone o tempo todo.
Testamos o processador em alguns aparelhos da Qualcomm, e também no LG G3, como esperado o processador se saiu muito bem nos testes apresentando ótimos resultados de desempenho que vocês podem no nosso review completo do processador.
Captura e reprodução em 4K
Capaz de capturar e reproduzir em 4K o Snapdragon 805 é pioneiro nessas funções, durante o evento acompanhamos horas de reprodução em uma TV 4K, e ao mesmo tempo no Tablet da Qualcomm rodando em 2K, ou seja mesmo forçando o processador com a reprodução de vídeo ele se saiu bem, em nenhum momento apresentou travadas ou instabilidades.
Qualidade gráfica impressionante
O Snapdragon 801 tem se mostrado ultra eficiente no desempenho de jogos, a reprodução de texturas, e iluminação, durante o review do Xperia Z2 podemos acompanhar de perto toda performance da Adreno 330, mas com melhorias significativas durante o evento ficamos diante da nova geração, a poderosa Adreno 420, o mesmo trás uma tecnologia que permite em apenas um elemento aplicar centenas e até milhares de polígonos gerando imagens mais reais e fiéis a realidade, cores e relevos poderão ser elevados a outro nível por designers de jogos!
Mais poder, mais gasto de bateria?
Já citamos algumas vezes que os smartphones vem evoluindo de forma incrível, o hardware vem se aproximando a PCs, a qualidade gráfica chega muito próximo a de console permitindo experiências incríveis, mas sempre meio de lado está a bateria, porém a Qualcomm não esqueceu esse item super importante para nossos smartphone, o Snapdragon 805 permite carregamento duas vezes mais rápido que sua versão anterior, sendo apenas necessário um carregador “Quick Charger” que certamente será disponibilizado pela própria fabricante do smartphone.
Confira nosso review completo do processador Snapdragon 805
A imprensa da Qualcomm nos forneceu alguns momentos muito interessantes durante o evento, assim aproveitamos para fazer testes mais profundos no produto, clique aqui e confira nosso review completo do Snapdragon 805!
Discussão sobre esse post