fbpx

Celulares são os mais reclamados no Procon-SP; Motorola e Nokia lideram

Comentário
Em nota, fundação de defesa aponta que empresas de produtos de consumo são despreparadas e ineficientes no pós-venda. Lenovo lidera reclamações entre PCs.
Os telefones celulares lideram as reclamações registrdas pelo Procon-SP em 2013, de acordo com comunicado da fundação de defesa dos direitos do consumidor. Segundo o órgão, os celulares apresentam padrão de qualidade insatisfatório, incluindo falhas de funcionamento e durabilidade abaixo do esperado pelos consumidores. A situação é agravada pelo que o Procon define como “suporte inadequado de pós-venda”.

Com 419 reclamações no período, das quais 60% foram atendidas, a Motorola lidera o ranking nada animador. A empresa, comprada pela Lenovo recentemente, é seguida pela Nokia, com 239 reclamações e uma taxa de apenas 35% de resolução. A fabricante finlandesa, que faz parte da Microsoft, só é superada nesse quesito pela Sony, que aparece com menos reclamações, 82, mas com uma taxa ainda menor de solução: apenas 24%.

Em quarto lugar da lista, com 72 reclamações recebidas no período, a Samsung se destaca pelo bom atendimento, com 96% das solicitações atendidas, de acordo com o Procon. Em último, aparece a rival LG, também da Coreia do Sul, com 43 reclamações e 56% de resoluções.

PCs

Além dos celulares, também marcam presença entre os produtos mais reclamados junto ao Procon-SP os computadores e aparelhos de informática.

De acordo com a fundação, a Lenovo foi a líder em reclamações no período, com 170, das quais 77% foram atendidas. Em seguida, aparece a HP, com 126 reclamações, seguida pela Positivo, com 92. Por último, são listadas a Itautec, com 50 reclamações, e a Qbex, com 39.

Despreparo

Por fim, o Procon-SP critica duramente o atendimento das empresas de produtos de consumo, que incluem celulares e PCs, entre outros segmentos, dizendo que as reclamações intermediadas pela fundação revelaram “despreparado e ineficiência” das empresas no pós-venda.

Fonte: IDGNOW

Related Posts

Discussão sobre esse post