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Sony mostra triunfo nos games, mas smartphones ainda estão em baixa

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A Sony acaba de revelar o seu primeiro relatório de vendas para o ano de 2014, referente aos valores envolvidos no primeiro trimestre comercial da marca (que compreende o período de Abril até o fim de Julho). A liberação dos dados é desde o início do ano carregada de expectativas, já que marcava os primeiros resultados do plano de reestruturação da empresa com a venda da divisão de laptops (Sony Vaio) e divisão feita na divisão de TVs e Displays (Sony Bravia).

Os resultados liberados esta manhã pela empresa revelam que a PlayStation em três meses cresceu 6%, e subiu 97% se comparada a situação no mesmo período do ano passado, grande parte disso se deve ao lançamento do PS4, que hoje lidera o setor numa proporção de três consoles vendidos para cada Xbox One que sai da loja. Convertendo tais valores em renda, a divisão de games rendeu em um ano cerca de US$ 679 milhões.

(Imagem/Reprod.: Sony)

Porém, nem tudo são flores: Os últimos anos não tem sido fáceis para a japonesa, a venda de negócios que não geram renda auto-suficiente é só um dos primeiros passos para a reestruturação da Sony, e por isso os resultados de início não são nada bons no sentido geral da empresa. Enquanto os gráficos mostram um crescimento interessante no setor de filmes e serviços financeiros, a Sony Mobile Communications ainda sangra dinheiro.

A divisão móvel cresceu apenas 2% no trimestre e perdeu o mesmo número em vendas anuais, o que é mal sinal já que a venda de smartphones é um mercado onde a Sony tem investido de forma pesada. A empresa também revelou que os gastos com publicidade na divisão subiram, aumentando o custo operacional e piorando a situação de prejuízo. Precisamente falando, os topos de linha da marca não estão desapontando, as vendas de Z1 e Z2 agradam e muito a japonesa, o problema está no setor de mid-ranges, que por causa de concorrentes como o Motorola Moto G, teve queda disparada. O mercado onde a marca mais esperava crescimento, principalmente em países emergentes como o Brasil, é o em pior situação no momento.

Como resposta, a empresa também revelou que prepara um plano para renovar seu portfólio de aparelhos medianos. A marca admite que concorrentes fora do nível premium estão em melhor passo, e quer mudar isso, a resposta ao Moto G (o Xperia M2) pode ter vindo um pouco tarde, e além de alguns concorrentes apresentarem maior desempenho em comparação aos Sony as atualizações de software demoradas, tornam o produto da japonesa atrasado em questões subjetivas.

(Imagem/Reprod.: Xperia Blog)

(Imagem/Reprod.: Xperia Blog)

Novamente ressaltamos que a situação da empresa é alarmante, porém muito melhor se comparada a trimestres dos anos anteriores, uma divisão em queda não é problema desde que todo o resto possa gerar lucro para cobrir o custo operacional do conglomerado, é com isso que a marca se preocupa no momento. Mas afinal, onde a empresa deve investir para conseguir reverter essa situação? Dê a sua opinião, estamos ansiosos para saber.

Fonte(s): Sony

Via: Xperia Blog

 

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