fbpx

Sony inova com sensores de câmera curvas como os olhos de um humano!

Comentário

A Sony desenvolveu um novo tipo de sensor para câmera que aumenta a sensibilidade à luz e permite a utilização de lentes simples. Enquanto toda a tecnologia atual da câmera conta com um sensor de plano para capturar a luz, o mais novo desenvolvimento da Sony é um sensor CMOS que é curvo, imitando a curvatura da retina humana.

Em comparação com os sensores planos tradicionais, o novo sensor CMOS curvo é 1,4 vezes mais sensível à luz em seu centro e impressionantemente 2 vezes mais sensível nas bordas, de acordo com um relatório no Simpósio sobre VLSI Technology, no Havaí, entregue por Kazuichiro Itonaga, um gerenciador de dispositivos para Sony R & D Platform em Atsugi-shi, Japan.

sony-curved-cmos-sensor-1
A geometria pura de um sensor curvo permite que ele seja utilizado com uma lente mais plana, com uma abertura superior, um fator fundamental para permitir que mais luz passe para o sensor. A vantagem mais óbvia da curvatura, no entanto, é que a luz pode agora atingido fotodiodos mais diretamente, em vez de obliquamente. Além disso, os resultados do formulário curvas em reduções de ruído de corrente que flui através de um pixel, mesmo quando a sua não receber nenhuma luz externa (a chamada “corrente escura”).

A Sony usa um processo sofisticado, com um costume de flexionar o sensor e conseguir uma curvatura retina-grade humana “máquina de dobra”. Itonaga especifica que a máquina de dobra primeiro sensor, mas também é fortificado com um revestimento de cerâmica, após a dobragem para a estabilidade.

curvediagramhalfcolumn-1402453918753

Novo sensor CMOS da Sony curvo pode melhorar a sensibilidade à luz da câmera até 2 vezes.

A parte mais emocionante do relatório do Itonaga, no entanto, pode ser do tamanho de dois sensores que a Sony desenvolveu: o primeiro é um quadro completo 43 milímetros um claramente destinada a câmaras independentes de alto nível, e o segundo é um 11 milímetros. O tamanho não diz muito, mas uma verificação rápida revela que este é de fato um sensor de 2/3 “, o mesmo tamanho do sensor da câmera do Nokia Lumia 1020. Que isto significa é que nós poderíamos muito bem ver isso em a câmera em um futuro smartphone, e porque não em um futuro emblemática série Sony Xperia Z?

Sendo um novo sensor que requer um novo sistema de lentes, é um grande ajuste para dispositivos como smartphones com uma lente de foco fixo (prime), e sem suporte de lentes intercambiáveis. Sony já mostrou um dos poucos, se não a única lente compatível (uma lente prime), durante a apresentação, e também demonstrou uma imagem fotografada com o novo sistema.

O melhor de tudo, tudo isso a inovação não é apenas na imaginação de patente – Sony já fabricou cerca de 100 sensores de tamanho normal com a sua máquina de dobra personalizada.

Related Posts

Discussão sobre esse post