Conheça o mais novo Snapdragon 805!

Comentário

Como vocês podem ver aqui a Qualcomm realizou um evento de apresentação do seu mais novo processador de alta performance, o que esperamos neste artigo é exemplificar e mostrar um pouco a mais sobre o processador, que será tratado abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=H2uNieImZ3k&list=UUZRYEa3YILhcdYd7MHkFGzg1

Conexões

 

2

O novo processador tem otimizações referente a tudo, uma delas é referente ao Wi-fi, que recebeu o novo padrão em questão de suporte, quando você compra um roteador você tem que ficarde olho se ele possui suporte aos vários tipos certo? Aqui é a mesma coisa, além do chip ter suporte a tecnologia b/g/n, ele tem suporte ao “ac” que é a mais nova tecnologia em questão de redes.

A rede 4g/LTE também recebeu melhorias e agora seu suporte chega até incríveis 300Mbps, no nosso pais chega a ser um recurso de luxo, porém em outros países será muito útil(Coréia por exemplo).

Outras novidades está a ultima versão do Bluetooth 4.1 que lhe garante menos consumo de bateria assim como o USB 3.0 para uma carga mais rápida, onde entra o Quick Charger em sua versão 2.0, que agora garante carregamento total da bateria em até 96 minutos.

Câmera, Display e Localização3

Aqui você já tem duas grandes surpresas, mas vamos com calma. No hardware de câmera, agora você tem a extensão de pixels com suporte de até 55 mp, e mais otimizações, como cancelamento de ruido, “melhor foto” e até mesmo a opção de escolher o ponto de foco após o clique*, assim como o HTC M8 que tem suporte a duas câmeras para uma mesma fotografia, aqui diferente do HTC essa função passou a ser por Hardware.

Sim, se você agora pode tirar fotos incríveis nada melhor do que ter uma tela incrível para acompanhar não? Pensando nisso a Qualcomm adicionou o suporte para telas de até 4k tanto no próprio aparelho assim como um display externo (Tv por exemplo), ele tem suporte ao novo codec HEVC.

Um ponto interessante dele também é que agora o GPS ficou mais preciso, podendo chegar em até 10 metros de precisão.

Processador, GPU, DSP e Memória4

O novo Snapdragon 805 trás a nova Krait 450 Quad-core de 2.7GHz assim como suporte a 64-bit, o processador recebeu aprimoramentos em sua micro- arquitetura também.

Na GPU encontra-se a Adreno 420 Quad-core que em comparação com a anterior (Adreno 330) tem um desempenho em 40% melhor.

Assim como todo o processador, a memória também recebeu melhorias como por exemplo o suporte a dual-channel (dois canais) e a velocidade de leitura agora passou a ser de 25,6 GB por segundo.

Curiosidades do Snapdragon 805

Como você pode observar o Snapdragon 805, possui varias melhorias em comparação a sua versão anterior, tanto em questão de poder de processamento, quanto na sua otimização que vem crescendo cada vez mais.

Mas agora vamos mostrar a vocês alguns fatos do novo processador!

  • Ele possui uma otimização referente ao tempo que o processador aguenta enquanto está operando ao clock máximo;
  • Possui melhor tecnologia DSP, que seria uma tecnologia heterogênea, que basicamente o telefone de forma “invisível” é mais inteligente quanto ao reconhecer o que o usuário necessita, de forma simples, ele basicamente irá entender o que você está fazendo e utilizar apenas o necessário (hardware) isso resulta num dreno de bateria menor.
  • Recursos tesselation: Apresentando a nova função e poder, eles apresentaram o “tesselation”, mas o que é isso? Bom para melhor entender, veja a foto abaixo:DSC00611

Ele aumenta a quantidade de poligínios para uma melhor textura, isso resulta para o desenvolvedor um pacote menor, ou seja atualmente quando nós baixamos algum jogo de gráfico pesado, nós baixamos suas texturas, a partir do snapdragon 805 isso não será necessário pois o desenvolvedor poderá usar o hardware para texturizar bastando ele enviar os códigos.

  • Sistema de som avançado, o Snapdragon 805 possui suporte a surround 7.1 o que resulta em uma qualidade sonora limpa, assim como ele possui recursos de otimização de cancelamento de ruido, assim como ressaltar a voz.6
  • Conhece o Moto X e seu recurso de apenas falar “ok google”, mesmo com a tela apagada? Então esse recurso está também no Snapdragon 805, e do mesmo modo de funcionamento, ele funciona por DSP que como explicado, o dreno de bateria é muito menor em comparação ao Google Now.5

Benchmark

Confira abaixo alguns resultados de teste de benchmark que nós podemos realizar, tem que se levar em conta que no tablet testado era um protótipo, e em uma tela de 2K de resolução.

Muitos devem saber que benchmarks hoje em dia é só para fins de comparação, mas em testes ele se saiu relativamente normal, logico que a pontuação final não significa superioridade, como você pode ver ele manteve os frames por segundo entre 60fps com mínimos de 45fps, como mencionado se tratava de um aparelho de testes interno.

No aplicativo 3DMar, executando o teste em resolução de 720p teve média de frames por segundo de 60fps, já quando executado em 1080 a taxa de frames cai pela metade chegando a 30fps, esses benchmark não utilizam a nova tecnologia de tesselation, então podemos esperar uma nova era de jogos com gráficos superiores que consomem menos do processador em si.

Uma coisa interessante é que o protótipo tem uma capacidade de multi-tarefas incrível, em questões de aplicativos simultâneos o aparelho conseguiu manter até 13 aplicativos, e manteve sem nenhum travamento.Screenshot_2014-07-29-08-33-20

*recursos a escolha da fabricante final.

Related Posts

Discussão sobre esse post