Review/Análise Xperia M2, o intermediário quad core da Sony!

Comentário

Aparelho intermediário da Sony é rápido, bonito e tem potencial para competir no mercado intermediário, o valor sugerido é de R$899,00.

A Sony prometeu e realmente trouxe um smartphone médio com recursos de sua linha premium, contando com NFC, estabilizador Steady Shot, certificado PlayStation e recursos exclusivo o Xperia M2 faz um belo trabalho, confira nossa analise!

Hardware

10419661_799919263360988_1375271173_n

  • Processador Quad Core 1.2GHz
  • 1GB de memória ram
  • Câmera de 8 Mega Pixels com sensor Exmor RS
  • Adreno 305
  • Bateria de 2330 mah
  • Display Qhd de 4.8 polegadas

Design

O Sony Xperia M2 tem sua traseira em vidro, as laterais são em plásticos emborrachados com listras brilhantes que são bem semelhantes ao “black piano”, é um aparelho muito semelhante ao Xperia Z2 que testamos anteriormente porém com materiais mais simples.

DSC00454

Na traseira temos a câmera em cima centralizada, o flash, o NFC, o logo da Sony brilhante e o nome Xperia em baixo um pouco mais opaco, a traseira é capaz de refletir qualquer coisa ao redor ajudando na hora de tirar fotos com a câmera traseira sem visão do display.

xperia+m2+02Já nas lateral direita fica localizado a tampa onde fica o cartão micro SD e o micro SIM, assim como os botões de ligar, volume e um botão dedicado para a câmera que possui dois níveis de pressão, assim como possui abertura pra colocar algum acessório. Já na lateral esquerda do aparelho, você encontrará somente a entrada USB.

xperia+m2+01

Na parte inferior do aparelho só possui o alto falante, assim como uma textura de grade algo muito parecido com o Xperia Z1. E na parte de cima apenas a entrada para os fones de ouvido.

xperia+m2+04xperia+m2+03

Na sua frente, temos a tela de 4,8″, sua câmera frontal VGA, sensores, e um LED de notificação na parte superior assim como conta com um LED decorativo na parte debaixo da tela que lembra o LED do Xperia ZQ.

xperia+m2+display+led

Android 4.3 com otimização da Sony

O Xperia M2 conta com o Android 4.3 Jelly Bean customizado da Sony, o sistema roda bem fluído e conta com recursos interessante, no próprio sistema encontramos diversos temas e a possibilidade de baixar novos diretamente na loja da Sony, player Walkman e Álbum da Sony também estão presentes.

xperia+m2+display+bonito

Assim como os tops de linha, o Xperia M2 tem um grande destaque nos aplicativos de mídia: Walkman, Álbum e Filmes são destaque nos aplicativos da Sony.

interface+sony+01Navegação simples e fluida, a interface da Sony é bem otimizada em praticamente todos Xperia.

interface+sony+02Tela de bloqueio da Sony é simples e tem fácil acesso a câmera, segurando a tela na home screen temos acesso a temas, widgets e customizações rápidas.

Display com ângulo de visão corrigido

Quanto recebemos o Xperia M2 para testes ficamos surpreendidos ao liga-lo e perceber que o contraste da sua tela é bem diferente dos outros modelos com display TFT, isso por que ele não tem problemas de ângulo de visão e uma boa visualização até mesmo sobre luz.

Seu display com a resolução 540×960 faz um bom trabalho na hora de reproduzir vídeos e jogos, devido a tela ter 4.8 polegadas com uma densidade de pixels não muito alta, em alguns momentos você consegue visualizar pixels na tela, algo que não atrapalha o uso do smartphone mas pode incomodar usuários mais avançados.

xperia+m2+Display+vs+z2
Xperia M2 apresenta bons níveis de cores mesmo ao lado do Z1 que tem um display Full HD.

xperiaz2+m2
O display tem muito contraste, se você está acostumado com o padrão de tela suave da Sony pode estranhar isso nos primeiros dias de uso do M2.

xperia+m2+camera+testesAssim como o Z2 o M2 é capaz de ajustar o display para diversas condições de iluminação.

Comparação básica  de ângulo de visão com o Moto G:

DSC00488DSC00487

Desempenho em jogos

O Xperia M2 vem equipado com a Adreno 305 o que possibilita rodar jogos tranquilamente, não espere executar todos jogos com configurações no ultra mas com configurações regulares ele se saiu muito bem, em nenhum momento apresentou travadas ou quedas de desempenho

Como ele é um dos certificados PlayStation você pode baixar a PlayStation Mobile e jogar jogos diretamente na tela do seu Xperia, é possível complementar a jogatina conectando um Dual Shock 3 no smartphone, a compatibilidade é perfeita e não requere configurações, porém não são todos os jogos da Play Store compatíveis.

A conexão requere um cabo OTG.*

Qualidade sonora com player Walkman 

xperia+m2+walkmanO walkman é um player completo recheado de recursos que podem melhorar consideravelmente a experiência de som em um smartphone.

Assim como citamos no review do Xperia Z2, o M2 também tem em seu sistema o Walkman otimizado no android da Sony, com diversos recursos como filtros, equalizadores e modo de visualização o sistema também tem alguns aprimoramentos de áudio como a tecnologia Clear Áudio +.

+xperia+m2+alto+falantesO auto falante está presente na parte inferior centralizado assim como o do Z1 e garante uma boa qualidade sonora.

Alguns recursos interessante do som do Xperia M2.

  • Clear Audio+, Clear Bass, Clear Phase™ e Clear Stereo
  • Reconhecimento de música do TrackID*
  • Experiência xLoud – tecnologia de filtro de áudio da Sony
  • Gravação de áudio, formatos aceitos: 3GPP, MP4 e AMR
  • Formatos aceitos para reprodução de áudio: MP3, 3GPP, MP4, ADTS, AMR, SMF, XMF, OTA, RTTTL, RTX, iMelody, WAV, OGG, FLAC
  • Normalizador dinâmico
  • Rádio FM com RDS

Câmera de 8.0 mpx com sensor Exmor RS.

A Sony trabalhou muito bem em suas câmeras ao longo dos anos, e com o M2 não foi diferente, ele vem equipado com uma câmera de 8.0 Mega Pixels com sensores Exmor RS, além disso o software da Sony oferece diversos recursos sociais como transmitir ao vivo algo que esteja filmando para o facebook, ou usar a realidade aumentada para montar fotos engraçadas com dinossauros ou gnomos presentes na mesma.

xperia+m2+cameraInterface da câmera do Xperia M2.

xperia+m2+camera2Com alguns ajustes manuais é possível chegar em melhores resultados e melhorar consideravelmente a captação de luz principalmente durante a noite.

xperia+m2+camera+03
Do lado esquerdo o Xperia Z2, do direito o M2, fizemos comparações básicas para ter uma noção de até onde a câmera do M2 poderia chegar.

Filmando em 1080P a 30 quadros por segundo:

Por padrão em nossos testes colocamos a câmera em movimento com a tecnologia de estabilização ativada, o M2 mesmo com o carro em movimento conseguiu fazer uma boa captação tanto de imagem como de som.

Vale notar que a câmera tem um comportamento bem diferente nas fotos, aparentemente a otimização para filmagem está mais trabalhada, algo que configurações manuais do modo de fotos podem recompensar com alguns ajustes.

 Algumas fotos capturadas com o Xperia M2:

Fotos capturadas com 8mpx em situações diversas de iluminação, com foco rápido e disparos precisos o M2 é capaz de tirar 60 fotos em 2 segundos.

Diferente do Z2 o modo Auto+ não é a melhor opção no M2, com a firmware atual aconselhamos a colocar em modo SCN paisagem para fotos rápidas durante o dia.

Mesmo em movimento a tecnologia Steady Shot trabalha muito bem e isso com certeza é um ponto a levarmos em consideração.

kratos+m2Em nossos testes o Xperia M2 se saiu muito bem, principalmente de perto.

Alguns recursos interessantes da câmera do Xperia M2:

  • Estabilizador de imagem
  • Reconhecimento de cena
  • Detector de sorriso
  • Sensor de imagem para celular Sony Exmor RS
  • Captura por toque e foco
  • Formatos aceitos para reprodução de imagem: BMP, GIF, JPEG, PNG e WBMP
  • Formatos aceitos para gravação de vídeo: 3GPP e MP4
  • Formatos aceitos para reprodução de vídeo: 3GPP e MP4
  • HDR para fotos
  • Lançamento rápido
  • Câmera de 8 megapixels com flash fotográfico e foco automático
  • Zoom digital de 4x
  • Câmera frontal (VGA)

Bateria

A bateria do Xperia M2 se comportou muito bem nos testes, os 2330 MAH em um display QHD faz com que a bateria fácilmente ultrapasse um dia de duração, em modo standy by o gasto de bateria é muito baixo permitindo que ele fique ligado 4, 5 dias antes de zerar a bateria.

teste

Uma ótima opção

foto+final+xperia+m2

O Xperia M2 tem uma proposta de smartphone intermediário e nesse ponto ele cumpri todas tarefas muito bem, a Sony conseguiu fazer um smartphone quad core, com engenharia de primeira, uma boa câmera e com um excelente custo beneficio por um preço competitivo que com certeza tem um grande publico no nosso mercado.

Atualmente o Xperia M2 vem sendo vendido na Sony Store por R$899,00 o mesmo já vem equipado com 4G LTE, NFC, e tem entrada pra Micro SD suportando até 32GB o que é raro nesse mercado onde as marcas tendem a compactar os recursos para baratear o preço dos smartphones.

O que achou do Xperia M2? Gostou do nosso review? Deixe seu comentário!

Testes e roteiro  por  Leandro Miranda e Alexandre Poltronieri.
Fotos e edição por Tons Clayton, Leandro Miranda e Alexandre Poltronieri.

Related Posts

Discussão sobre esse post

%d blogueiros gostam disto: