Conhecendo o Here Maps – O verdadeiro mapa offline da Nokia

Comentário

Durante anos o Google Maps é um dos principais motivos para qualquer pessoa ter um smartphone Android, mas recentemente ele ganhou um concorrente de peso que também conta com um ótimo sistema de navegação, o serviço Here Maps da Nokia é também um excelente GPS e tem seu respeito conquistado já de anos no mercado, desde os aparelhos Syambian, o mais interessante de tudo é que diferente do Google Maps, o sistema da Nokia permite navegação offline, sendo apenas necessário algumas configurações antes de deixa-lo desconectado.

Apesar de ter aparecido exclusivamente no Android para smartphones Samsung, o Here Maps posteriormente foi disponibilizado em fase Beta para o Android em seu site oficial, para mostrar um pouco do aplicativo decidimos fazer alguns testes e mostrar alguns recursos interessantes.

Interface e navegação

interface-heremaps-infobrothers

 

O Here Maps é indiscutivelmente um aplicativo com uma excelente interface o que facilita muito a navegação, mesmo em fase beta o mesmo já se encontra em português e com diversas opções de navegação já funcionando.

sistema-navegacao-infobrothers

 

É interessante notar que ele gera as rotas bem rapidamente, faz o calculo de tempo e te mostra diversos recursos em sua tela, mesmo que de modo simples e sem muitos enfeites, os recursos funcionam muito bem.

opcoes-heremaps-infobrothers

 

A navegação no modo GPS é bem simples, a Nokia decidiu usar ícones grandes em telas que possivelmente você estará dirigindo e tera menos agilidade para apertar em botões menores, além disso é possível localizar facilmente diversos tipos de estabelecimentos, como restaurantes, oficinas, teatros e etc, com um clique e gera a rota e você pode seguir a viagem tranquilamente, lembrando que esse recurso funciona apenas no modo online.

Navegação por satélite

sistema-navegacao-satelite-infobrothers

Para muitos que não conhecem o Here Maps é fácil se impressionar com a qualidade de navegação do mesmo, em modo satélite ou até mesmo habilitando em suas opções o mesmo mostra diversos pontos no mapa, restaurantes, cinemas, shoppings e até mesmo auto peças, oficinas e lugares que realmente podem te salvar em um momento de aperto.

Configurações e modo offline

Contando com muitas opções em suas configurações o Here Maps permite que você baixe os mapas, mude o modo que vê  a unidade, permite que você selecione se deseja ver como está o trânsito, ver e baixar as vozes de navegação na qual o português já está disponível, modo de visão noturna, aviso sobre velocidade entre outros itens, fizemos alguns testes aleatórios e o aplicativo respondeu muito bem a todas essas configurações disponíveis.

configuracoes-heremaps-infobrothers

Ao acessar ao menu você tem a opção de baixar os mapas, os mesmos estão bem separados por filtros específicos, sendo possível você baixar apenas para sua região, é um recurso interessante já que baixar todos os mapas gastaria muito da memória do seu smartphone.

A dificuldade que sentirmos na navegação offline foi a necessidade de já ter gerado a rota online pelo menos uma vez, ou seja primeiro você gera a rota na sua conexão wi-fi ou móvel e depois você pode coloca-lo em modo offline sem problemas, isso é necessário apenas uma vez para cada endereço especifico, depois ele já salva o traçado e automaticamente te fornece a rota quando solicitado, porém mesmo com esse impasse o sistema funcione muito bem e cumpre o que promete mesmo offline!

Veja o vídeo de apresentação do sistema Here Maps:

Opções extras

É claramente possível notar o esforço da Nokia com o aplicativo, ele está recheado de opções funcionais mesmo sem fase beta, opções como mapas 3D, opções alternativas de rota, avisos de velocidade, informações sobre o trânsito, sugestões de passeios, tipos de locais e diversas outras alternativas de uso o tornam um destaque entre os GPS de Android.

opcoes2-heremaps-infobrothers

Considerações finais

O sistema de mapas da Nokia é excelente e mesmo em sua fase beta deixamos a recomendação para que você baixe e teste, salve suas principais rotas e procure acompanhar as novas versões do aplicativo, apesar de se mostrar muito competente não indicamos que você faça longas rotas e viagens confiando apenas nele, pelo menos até sair a versão totalmente estável.

here-mapas-consideracoes-infobrothers

Testamos o aplicativo no Sony Xperia Z2, Nexus 6 e no Samsung Galaxy S4, em todos o aparelho o mesmo instalou tranquilamente e funcionou com desempenho bem semelhante, no Galaxy foi necessário reiniciar o aparelho para que ele funciona-se, porém após isso o aplicativo rodou estavelmente sem qualquer problema.

Download do aplicativo

Você pode baixa-lo aqui pela PlayStore ou pelo site oficial da Here Maps.

Related Posts

Discussão sobre esse post

%d blogueiros gostam disto: